Entenda a relação geográfica entre as áreas de risco e a raça/cor d(x)s morador(x)s

Os mapas têm demonstrado a presença de desigualdade espacial produzida pela segregação racial dentro da região do Rio de Janeiro. Mas quais são as origens de risco enfrentadas pel(x)s morador(x)s?
Neste mapa, você pode ver alguns destes riscos. Não é perfeito, faltam muitas coisas, mas é uma forma de compreender a cidade, tentar definir as prioridades e construir estratégias.
Mande um oi para contato@comunidados.org se vocês gostariam de trabalhar juntos neste mapa.

ENGLISH

O que você encontra no mapa base?
Cada ponto colorido representa um morador(a). A cor depende de como você respondeu à questão " de qual raça ou cor você é " para o censo de 2010 (Branco, Preto, Amarelo, Pardo ou Indígena). Os dados são antigos, mas já aguardamos o Censo Demográfico em 2021

1 ponto = 1 morador(a)

Branca

Preta

Amarela

Parda

Indigena

Quais níveis você pode consultar?
Os níveis que você encontra neste mapa são apenas algumas das possíveis origens de risco. Trabalhamos juntos para identificar outros níveis, relacioná-los e planejar a gestão desses riscos.


Selecione o nível:

Legenda:

O IBGE e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - CEMADEN definem a área de risco como área passível de ser atingida por fenômenos ou processos naturais e/ou induzidos que causem efeito adverso. As pessoas que habitam essas áreas estão sujeitas a danos à integridade física, perdas materiais e patrimoniais


Área de risco BATER

IBGE, População em áreas de risco no Brasil 2018

Para cada geometria são fornecidos o número total de moradorxs e a porcentagem por raça/cor.

O Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa que registra dados de violência armada nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de Recife.


Ocorrência

FOGO CRUZADO 2016-2020

Cada geometria mostra a data e o número de pessoas feridas ou mortas entre civis e agentes de segurança a partir de 1 de outubro de 2016 até 30 de setembro de 2020

O datalab Fogo Cruzado, o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, o Disque-Denúncia e a plataforma digital Pista News forneceram os dados para construir o mapa dos grupos armados do Rio de Janeiro para o ano de 2019


Comando Vermelho

Terceiro Comando Puro

Amigo dos amigos

Milicia

Em disputa

Fogo Cruzado, Disque-Denúncia, GENI-UFF, NEV-USP, PistaNews 2019

Cada geometria identifica qual grupo armado prevalece naquele território

O IBGE define o Aglomerado Subnormal como uma forma de ocupação irregular de terrenos de propriedade alheia para fins de habitação em áreas urbanas e, em geral, caracterizados por um padrão urbanístico irregular, carência de serviços públicos essenciais e localização em áreas com restrição à ocupação. Nessas áreas, residem, em geral, populações com condições socioeconômicas, de saneamento e de moradia mais precárias. Como agravante, muitos Aglomerados Subnormais possuem uma densidade de edificações extremamente elevada, o que pode facilitar a disseminação do COVID-19.


Aglomerado Subnormal

IBGE, Aglomerados Subnormais 2019

Para cada geometria são fornecidos o número total de moradorxs e a porcentagem por raça/cor. Em relação à estimativa de domicílios ocupados, o dado tem como ponto de partida os dados do Censo Demográfico de 2010.

www.comunidados.org